O que é o LEBIO
Laboratório de Ecologia Aplicada e Bioinvasões
QUEM SOMOS
A ecologia aplicada é o ramo da ecologia que se ocupa da aplicação de princípios ecológicos ao manejo dos recursos naturais, produção animal e problemas de poluição ambiental, incluindo tudo que envolve o problema da introdução de espécies invasoras. Todos temas nos quais o LEBIO vem trabalhando e os membros de sua equipe já trabalhavam mesmo antes da criação do laboratório.
Muitos projetos foram coordenados pela equipe do LEBIO envolvendo, por exemplo, a dispersão do molusco invasor Limnoperna fortunei, o mexilhão dourado, pela América do Sul, seu monitoramento, desenvolvimento de modelos de análise de risco de sua dispersão, sua biologia e seu controle em sistemas industriais, como os sistemas de resfriamento de usinas hidrelétricas. Com a experiência adquirida com o mexilhão dourado, outras espécies invasoras também se tornaram foco de vários projetos de pesquisa.
A experiência com o setor elétrico brasileiro também trouxe projetos de estudos para licenciamento ambiental e de pesquisas na área de conservação, como projetos nas áreas de corredores de biodiversidade, levantamanto e monitoramento de fauna, além de vários serviços ambientais ao setor.
A afinidade com o ambiente marinho vem da experiência da equipe e da entrada do coordenador do LEBIO para o Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná. Com isso a malacologia marinha tomou impulso no laboratório, que hoje desenvolve projetos com levantamento, monitoramento e conservação de moluscos marinhos, como a criação de uma coleção malacológica, o levantamento da malacofauna do Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais e o cultivo de moluscos marinhos.
O LEBIO também desenvolve um trabalho de divulgação científica